quinta-feira, 9 de novembro de 2023

Quando o sexo dá mais dor que prazer

Uma pesquisa realizada no setor de medicina de Harvard afirmou que milhões de mulheres sentem dor antes, durante ou depois da relação sexual, uma condição chamada dispareunia. 

A dispareunia é muito comum em mulheres na pós menopausa, mas pode atingir mulheres de qualquer idade, afetando a libido e prejudicando relacionamentos e a autoestima.

Há várias causas que levam a essa condição, que vão desde as alterações hormonais, patologias nervosas e problemas emocionais. Mas a principal causa de dor é a perda de estrogênio no organismo, o que causa a atrofia vaginal, tornando o tecido vaginal mais fino, menos lubrificado e menos elástico.

Algumas maneiras de amenizar o desconforto são:
- usar lubrificantes;
- passar mais tempo nas preliminares estimulando a umidade nos tecidos vaginais;
- manter relações sexuais com certa frequência para evitar a atrofia;
- higienizar a vagina após urinar usando sabão neutro e sempre secar (importante evitar itens perfumados);
- Ter uma comunicação clara com o parceiro.

Também é importante consultar um médico para conhecer outras formas eficientes de tratamento. Seu autocuidado é muito importante. 

#Sexo #SaúdeSexual #Dispareunia #Mulher #SaúdedaMulher #Theros #Clínica #Dor #Saúde #Tratamento #Prevenção #Alívio #IBTM #DorCronica #DorIntervencionista #DoremFoco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia do psicólogo

Feliz Dia do Psicólogo a esses profissionais que têm um papel fundamental na cura de uma dor que, por vezes, não é física. Parabéns por essa...